Fazenda Fazendinha - Serrana/SP

Na Fazenda Fazendinha, em Serrana (SP), a Carpa trabalha com 600 animais POs focados na seleção de elite (pista de julgamento). Contando as receptoras, este número sobe para 1,1 mil cabeças.

A história de formação e consagração do plantel Carpa Serrana teve sua origem na propriedade do interior paulista. As primeiras matrizes Nelore foram registradas na ABCZ em 1971, ano que o Livro Aberto do banco zootécnico da entidade foi finalizado. Quem apartou o gado foi Adir do Carmo Leonel e o técnico que aplicou a marca no gado de Eduardo Biagi foi o saudoso Rômulo Kardec de Camargos. Em 1972 o rebanho de seleção foi confiado ao Dr. Fausto Pereira Lima.

Com menos de cinco anos de seleção o criatório já teve o primeiro reprodutor escalado para a bateria de touros da pioneira indústria de sêmen do Brasil. A Central era a Lagoa da Serra e o animal Boletim da Fazendinha.  

Eduardo Biagi assumiu a presidência da Lagoa da Serra em 1975 e permaneceu no cargo por cinco anos. A Carpa foi uma das pioneiras na utilização de IA (Inseminação Artificial) e a primeira a conseguir realizar uma transferência de embriões no Brasil com material genético trazido da Alemanha. O procedimento foi executado na Fazendinha pelo Dr. Valter Becker. Pouco depois desse feito, um amplo programa de TE (Transferência de Embriões) foi estruturado a partir de 1990. 

O protagonismo do fundador da Carpa no segmento pecuário é reforçado pelo trabalho de representatividade. Como presidente da ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores), contribuiu para o avanço e a consolidação do programa de melhoramento genético do instituto. Na presidência da ACNB (Associação de Criadores de Nelore do Brasil de 1993-1995), Eduardo Biagi liderou as ações da diretoria que criou o Ranking da Raça Nelore e na ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu de 2011-2013) fortaleceu o PMGZ, o registro genealógico, conduziu a conquista do ISO 14001 e marcou o nome da entidade em nível internacional integrando, ao lado de líderes mundiais, painéis dentro de eventos importantes como a COP 20.

Galeria de fotos